domingo, 23 de setembro de 2012

Pinturas de Sonhos





Nem sempre as coisas me saem da melhor forma. Não sei se convosco acontece da mesma maneira, mas demasiadas vezes durante estas 20 ( não...35) primaveras, as coisas não correram como eu pensei que iriam correr. Lembro-me por exemplo ( ou lembraram-me há pouco tempo) de uma vez em que, num feliz aniversário de uma amiga, a diversão da festa foi passeio a cavalo. A santa da égua tinha uma paciência invejável, e à vez, davamos voltas em frente do monte, montando e desmontando o animal durante horas. Ora numa das vezes que me calhou a dita volta, encaminhei a pobre égua, que já estava desgastada e faminta de tanta volta, para perto da local da ração. Pensando que tinha chegado a hora de comer , a dita cuja começa a correr desenfreadamente e a pobre da cavaleira ( neste caso eu ) teve que se agarrar com unhas e dentes, a tudo e mais alguma coisa, em cima do bicho, para não cair.
Juro-vos, foi a vez que vi o chão em movimento mais perto do nariz, mas não caí!

É verdade que passamos uma fase muito má, também é verdade, e sei que muitos de nós assim o sentimos,  que não foi nada disto que planeámos para as nossas vidas. Mas a vida é mesmo assim, pouco ou nada é permanente e vamo-nos adaptando e moldando ás situações, tentando sempre pintar da melhor forma, aquilo que nos calhou como resultado das nossas escolhas. E mesmo quando a pintura não fica a nosso gosto, temos que nos agarrar com unhas e dentes à vida, a soluções, a outras formas de ver o que está à nossa frente, lutando sempre por algo melhor ou que nos satisfaça mais.


Deixo-vos a pintura que fiz na mão, uma imagem... A arte, a beleza, os objectivos são diferentes em cada um de nós, mas numa coisa todos somos iguais: queremos ser. Feliz somente.


"...Em cada grito da alma
    eu sou igual a ti
    de cada vez que um olhar
    te alucina e te prende
    tu és igual a mim

    Fazes pinturas de sonhos
    Pintas o sol na minha mão
    E és mistura de vento e lama
    Entre os luares perdidos no chão..."

                    TATUAGENS - Mafalda Veiga




5 comentários:

  1. É verdade que as coisas podem não correr como desejamos, mas uma coisa é a nossa responsabilidade nelas e a outra é quando nos transformam em meros pagadores de vidas sumptuosas, de gente sem escrúpulos que não sabe fazer mais nada do que usar e abusar de pessoas cujo único desejo, não é ter luxos e mansões mas, simplesmente ser feliz. Não será?

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Isa, mas se isso acontece a culpa e' inteiramente nossa ja que foi preciso irem-nos descaradamente ao bolso para que finalmente acordassemos. Quando se utilizaram dinheiros do estado para financiar as acrobacias finaceiras de um banco privado o que se fez? nada , 0 em indignacao. quando o socrates gastou dinheiro ao desbarato para informatizar uma sociedade em que muitas pessoas mal sabem lidar com um multibanco o que se fez? nada! quando se descobre que ha' ministros e deputados a comprarem as licenciaturas o que se fez? 0 novamente. Isto da' o direito da impunidade e o resultado esta a vista. Somos responsaveis sim e se tivessemos exigido justica atempadamente teriam se evitado muitas provacoes. deixamo-los viver a grande em impunidade total e o resultado esta a vista.

      beijinhos

      Eliminar
  2. Todos os nossos problemas já vêm de longe, talvez algumas coisas que respondi lá no outro lado ao teu outro comentário também sirvam para aqui, mas basta acrescentar que antes do 25 de Abril, éramos um povo que estava longe de qualquer informação... o que hoje já não tem desculpa porque até há excesso de informação e agora o problema é separar o trigo do joio e, pior ainda... temos uma apetência por informação pré-mastigada... que por sinal, é muito perigosa... talvez fatal porque há sempre quem consiga utilizar para maus fins o que nasceu com boas intensões.
    Nos tempos que correm precisamos de pessoas que questionem tudo até ao último pormenor... nem que seja dito por um santo ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isa:
      Fui educada a ter respeito pelos mais velhos e a ouvir o que me era dito. na curta experiencia que tenho de vida percebi que nem tudo o que me era dito tinha por si so aplicabilidade e utilidade no mundo real. Do pouco que histormoderna que estudei e que nao nos foi transmitida na escola, apercebi-me que , como em tudo ha sempre dois ou mais caminhos para tudo dependendo das escolhas que se fazem. Foram nos dado os subsidios tal como foram dados a espanha e a outros paises europeus, a diferenca esteve basicamente em como foram aplicados ( e isto como lhe digo e apenas baseado naquilo que leio com todas as limitacoes que podem ter as minhas conclusoes). A teoria dos coitadinhos porque somos um pais pequeno, ja nao me convence, e muito menos a conspiracao de que nos veem para aqui tirar tudo. Veem se nos deixarmos! a verdade e' que toda a europa esta' em crise e nao e' um problema apenas dos paises pequenos. e isso deve-se essencialmente ( a meu ver) a deslocalizacao das empresas para China tal com a Isa referiu no seu blog. O trabalho a baixo custo e sem seguranca nem cuidados com os trabalhadores levam a que se produzam em quantidades exurbitantes coisas que ningue'm vai comprar porque entretanto nao se gerou emprego e as pessoas nao teem poder de compra. e esse problema nada tem a ver com a sustentabilidade de um pais. Um pais que nao produz para comer e' umpais que vai mais tarde ou mais cedo morrer a' fome. Os subsidios vieram mas foram gastos em carros de alta cilindrada em vez de em producao, nao havendo producao o que e' que se vai negociar????????
      habituasmo-nos a viver de consumismos e esquecemo-nos que para podermos consumir temos que produzir, e ha sempre os mais espertos que se aproveitam disso, nao sejamos ingenuos o ser humano e' um animal tal como os outros com um instinto de sobrevivencia muito aguerrido =). Sobre a questao dos subsidios talvez tenha generalizado um pouco e isso nao e' bom , tem razao Isa, mas eu trabalho com seres humanos, e retirando todas as pomposidades tecnicas e teoricas basicamente o que eu faco e' substituir as funcoes basicas, vitais e outras que se encontram debilitadas e nao suficientes para uma vida de qualidade, tentando que o individuo se recupere promovendo a sua autonomia, ou seja, basicamente o que eu faco e' ser um subsidio da vida. As pessoas nao sao todas iguais e enquanto umas aproveitam a ajuda e se reorganizam quando possivel, retomando a sua autonomia, outras tomam como certas o auxilio e simplesmente se recusam a evoluir sem ele. e isto pode ser ser interpretado a meu ver numa perspectiva mini ou macro. Agora resta saber se vamos continuar a deixar que outros substituam aquilo que temos que ser nos a fazer ou tomamos as redeas do nosso proprio pais e obrigamos quem de direito a ser competente , justo e eficiente.

      E sim Isa eu sei sou uma utopica, nao e a primeira provavelmente a ultima que mo vai dizer, mas eu ainda nao consegui desistir do futuro.

      Eliminar
  3. Seria tão bom os sonhos poderem estar sempre nas nossas mãos!
    Mas quantas vezes só duram o tempo de as lavarmos.

    Gostei da pintura e da reflexão.


    beijinhos

    ResponderEliminar