sábado, 15 de setembro de 2012

O inesquecivel ano de 2012




Ontem foi o ultimo dia de ferias ou, conforme a perspectiva que se preferir, o primeiro dia de aulas de um novo ano lectivo.  Eu tive a casa cheia ( adoro uma casa cheia). E' bom ver os miudos brincando, simulando vidas, jogando o futuro em brincadeiras que demonstram a capacidade  do que a esperanca ainda lhes pode oferecer. Passam de um concerto para uma sessao de anedotas, parando em frente a televisao para jogar as capacidades desportivas fazendo-se passar por qualquer super-heroi em disputa por um  primeiro lugar e assim conquistarem a admiracao e o respeito uns dos outros, sem sairem do mesmo lugar.
Enchem-me de alegria saber que o futuro mantem a esperanca viva. Eles nao sabem, nem tem ainda nocao ( e ainda bem) de todo o esforco que esta por tras, para que a vontade  de continuar se mantenha presente. Para eles crise, e' nao poderem adquirir qualquer objecto reluzente que lhes salte aos olhos. Simples assim.
Pergunto-me algumas vezes em quantas bocas nao tera a crise o mesmo significado. Porque e muito facil nao saber medir o esforco dos outros quando a nossa propria regua de medicao tem uma escala completamente oposta ou se encontra baseada em valores diferentes .
Diferenca, eis um ponto fulcral que e preciso aprender ( e ensinar) a respeitar.
Por isso adoro uma casa cheia, adoro te-los por ca, cada um com os seus gostos, com as suas manias, com os seus defeitos, que juntos aprendem a saber respeitar e apreciar uns nos outros, respeitando as qualidades de cada um e experimentando todos um pouco daquilo que cada um faz melhor ou menos bem.
Enquanto puder ( e eles quiserem) quero te-los por aqui, bem perto, na minha alegre postura de kanguru,  onde posso sempre protege-los dentro da bolsa de marsupial. Sim, porque cada ano e' um novo caminho que eles vao encetando para fora da minha bolsa e espero que quando tiverem que andar sozinhos e fora dela estejam preparados para enfrentar este mundo dificil que construimos e que lhes vamos deixar .
Por enquanto preocupo-me em alegrar um pouco os dias e mostrar-lhes que para sermos felizes, temos que aproveitar todos os momentos juntos, como se nao houvesse amanha...e que depende exclusivamente deles a capa que usarao para vestir a sua propria vida.

" Yeah, you could be the greatest
  You can be the best
  You can be the king kong banging on your chest
You could beat the world
You could beat the war
You could talk to God, go banging on his door
You can throw your hands up
You can beat the clock
You can move a mountain
You can break rocks
You can be a master
Don't wait for luck
Dedicate yourself and you can find yourself "
                               Hall of fame ( feat will.i.am) - The Script

Sem comentários:

Enviar um comentário