segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O primeiro dia ( 15/09 )

É engraçada a forma com podemos sempre comparar o crescimento de um ser humano com o crescimento das redes que o próprio ser encontra para se manter seguro e em constante relacionamento.
Deixo-vos pensar um pouco na nossa democracia... no principio a alegria, chega devagar a vontade de dar os primeiros passos no desconhecido, desprendem-se amarras e calcorreia-se o mundo com a certeza de que nada será igual.
Depois vai-se cortando com o passado, por vezes abruptamente, negam-se princípios e conhecimentos adquiridos e tenta-se tudo de novo, varrendo-se para debaixo do tapete o que antes existia, sem separar a importância de cada coisa.
Depois vem o êxtase, a certeza de que nada jamais será igual , a fartura, a imprudência de nos convencermos a nós próprios que a abundância é uma permanência adquirida. Cansam-se as vontades , esquecem-se batalhas, descobrem-se fraquezas e incertezas e tenta-se dar uns passos atrás, procurar nas prateleiras atrás dos livros, outros livros que falavam de outras formas, já por outros entendidas, de como fazer o quê.
Pirueta atrás e à frente, chegam-nos os mesmos discursos, vestidos com outros fatos, que nos roubam de outras formas, o que já antes também se roubava. Os direitos ficam tortos e os tortos que pareciam direitos correm à nossa frente atirando-nos à cara as escolhas que "em liberdade" fizemos. De rascas,como chamaram aos primeiros filhos da madrugada de Abril, passamos a à rasca e em 3 gerações de gentes se descobre a falibilidade de deixarmos que outros pensem por nós.
Chega-se ou ainda se chegará à conclusão que a liberdade, ou democracia, não se resume à responsabilização de outros , que se sentam em bancos estufados pelo trabalho de tantos, mas sim à verdadeira luta contínua pela certeza do nosso valor, pelo que é nosso, pelo que produzimos e podemos oferecer a outros tantos por esse mundo que como nós, continuam tentando desbravar caminhos entre aqueles que nascem tortos, em prol de todos os direitos.

"...nasce um novo dia e no braço outra asa,
brinda-se aos amores com o vinho da casa
e vem-nos à memória uma frase batida:
hoje é o primeiro dia do resto da tua vida!".

2 comentários:

  1. Espero e desejo profundamente que seja o início de uma nova era. Tem que ser!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. tambem espero que sim, diferente. tem que ser :)

    beijinhos

    ResponderEliminar