sexta-feira, 8 de março de 2013

Verdadeiramente mulher

paridade
(latim paritas, -atis)


s. f.
s. f.

1. Qualidade do que é par.DISPARIDADE, IMPARIDADE

2. Qualidade do que é igual ou semelhante. = ANALOGIA, PARECENÇA
3. [Economia] [Economia] Equivalência ao curso cambial das moedas entre dois países ou duas praças cambiais.
4. [Matemática] [Matemática] Propriedade de um número em relação a ser par ou ímpar. = PARILIDADE
5. [Portugal: Alentejo] [Portugal: Alentejo] Rebanho de coelhas paridas.



(é sempre bom saber, que no Alentejo, paridade significa um rebanho de coelhas paridas ??!!)

Apesar de se encher a boca e dela saltarem, com expressões até musicais, as palavras igualdade e fraternidade, os números não mentem...





Começámos há cerca de 2 séculos a lutar pela igualdade e hoje, ainda a caminho, permitam-me transformar o conceito e ajeitá-lo à nossa própria feminilidade, dando-lhe o nome de paridade.

Somos diferentes ( pois claro que somos) tanto em género, como angulo de visão, mas lutamos, quando nos permitem, exactamente pelos mesmo objectivos: uma vida melhor, seja lá qual for a percepção que tenhamos disso. Continuo a não concordar com os sistemas de quotas, mas acredito serem necessários para manter a tal paridade , já que qualquer carreira ou qualquer entidade patronal, ao considerar uma mulher deve, para bem de todos nós, ter em consideração a nossa mais especifica qualidade: a maternidade;  infelizmente a competitividade muitas vezes não considera o tempo necessário e essencial para estabilizar fortificar os laços permitindo um crescimento saudável e a estabilidade emocional do novo conjunto familiar.




Nenhum dos poderosos desta vida nasceu sem ter uma mãe ( até Jesus necessitou de uma!), embora qualquer ser humano possa tomar conta de outro. Mesmo que as próprias mulheres, na ânsia da apregoada igualdade, se queiram androgenizar e muitas vezes incorporar comportamentos tipicamente masculinos, a maioria, apesar de valorizarmos muito os nossos direitos, não dispensa os característicos tiques de feminilidade que nos caracterizam.

Mudar comportamentos é dificil, já o sabemos, e são necessários anos até que qualquer ruptura tenha efeitos visiveis nas forma de agir, trilhando-se por vezes caminhos errados na ânsia da conquista não se sabe muito bem do quê... Passar de protegidas a donas e senhoras do próprio destino implica responsabilidades e esforços que muitas de nós não estão ainda dispostas ou não sabem como  assumir. Tal como a sociedade civil teima em desresponsabilizar-se de muitos dos problemas existentes, passando para as mãos de outros a resolução dos ditos, também muitas de nós preferem ainda a procura da proteção e da segurança que supostamente nos trará a felicidade. Mas o mundo mudou e a felicidade, hoje, implica uma série de conceitos que não eram tidos em conta antiguamente e que estão essencialmente ligados à realização pessoal.

Sim! uma mulher não é só mãe, nem esposa, nem dona de casa, mas também não é só moda, compras e consumismo. Tal como qualquer homem, temos objectivos, esperanças e sonhos que vão muito para além da maternidade e que têm que ser respeitados pelos nossos pares, sem que para isso seja preciso perder as tão preciosas caracteristicas femininas.

Somos pilares de sobrevivência. Durante séculos fomos as operárias, muitas vezes invisiveis e maltratadas pela história, que permitiram o sucesso de muitas campanhas: a mão que cura , que alimenta, a fada que reequilibra as forças.  Não deve ser à toa que a sabedoria popular - que trás muitas vezes o conhecimento prático da vida e a certeza de que em qualquer altura se podem alterar
os principios e os fins de tudo - diz que por trás de todo a grande Homem está sempre uma grande Mulher ( querem melhor exemplo de paridade??? e já se sabe ...qualquer alentejano que se preze tem um cruzamento muito sexual entre o parir e a verdade =P )



2 comentários:

  1. Minha amiga aplaudo de pé este teu post!
    Perfeito !

    Somos nós Mulheres que temos que lutar pela paridade, todos os dias, todos os momentos.

    beijinho


    ResponderEliminar