quinta-feira, 28 de março de 2013

Palavras de Páscoa



Eu sei! Esta não é a melhor altura do campeonato para andar a fazer "publicidade" a coelhos... e também ainda não consegui descobrir o que é que faz o coelho, no meio das celebrações da Páscoa ( mas há tanta coisa que ainda não consegui descobrir...).  O ritual de morte a que se associa a quadra, confesso, não me enche as medidas. Prefiro pensar na Páscoa como época de renascimento.
No antigo testamento, a Páscoa celebrava a fuga dos Judeus da escravidão de que foram alvo no Egipto. Os cristão celebram a morte e ressureição de Cristo - o renascimento, a vida para além da vida - tantas vezes denominada de Paixão. Cristo atravessa o caminho para o calvário, morre, para renascer nos nossos corações. Palavras bonitas e que facilmente se conseguem passar para o dia a dia, basta querer. É o amor que nos dá a vida, é no amor que a vida faz sentido, é através da paixão, que nos sentimos vivos, e a paixão é o sentimento que pomos em tudo aquilo que nos faz sentido: a paixão pela música, pelos livros, pela vida. É de uma paixão que nasce o amor e é o amor que dá sentido à vida. O Homem arranja parábolas, estórias , rituais, para dar sempre as mesmas voltas ao que é essencial. Não são os coelhos, nem os doces, nem as prendas que se dão que fazem as épocas ou significados especiais. É o amor, o tempo e a atenção que dedicamos às coisas e às pessoas que as fazem importantes, especiais. Num tempo em que corremos à procura de tudo e demasiadas vezes o que obtemos é nada, parar e reflectir no sentido da Páscoa talvez seja uma forma de renascermos para o que nos faz sentido. É da união de forças que se faz a grandeza: pelo amor ao povo que caminhava, Moisés separou as águas; pelo amor ao Mestre, alguns desafiaram a autoridade imposta e ajudaram Jesus no seu caminho. Dos fracos diz-se, não reza a História, mas há muitas histórias que não rezam nem metade da força e da capacidade que o ser humano tem de amar e lutar.

Pensamentos e reflexões à parte, tanta coisa só para vos dizer: Tenham uma boa Páscoa, junto dos que mais gostam e acima de tudo ( entre amêndoas e ovos ) aproveitem cada momento como se fosse único.

4 comentários:

  1. Amiga Tita também prefiro pensar na Páscoa como época de renascimento.

    Obrigada por este belo presente de Páscoa.

    Feliz Páscoa para ti também.

    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Renasçamos,pois!Beijinhos e uma Páscoa cheia de doçura(não de chocolates)!

    ResponderEliminar
  3. também há coisas que não entendo nesta época, mas enfim....

    obrigada!

    beijinhos

    :)

    ResponderEliminar
  4. Bom dia \0/!
    Que bom poder sempre saber um pouco mais
    sobre as tradições.
    Adorei seu canto
    e ja seguindo
    voltarei sempre.
    Bjkas

    ResponderEliminar