domingo, 17 de março de 2013

Decisões,convulsões e outras questões...




...e hoje foi o dia dos meninos ( já sei! estavam à espera que eu dissesse que era o dia do Senhor, mas já tivemos o nosso momento católico e como sabem, aqui há de tudo, como na pharmácia!) . Ao Domingo, sempre que posso e a profissão me deixa, gosto de os deleitar, e a mim, com um delicioso petisco confeccionado longe das mãos maternas que, diga-se de passagem, é uma sacrificada no que concerne a logística de sobrevivência familiar. Sim! eu faço parte da maioria dos " jovens" ( e porque não??!!) adultos que continuam a sobreviver à custa do " Paitrocínio". Falta de juízo! diriam vocês... sim, responderia eu, falta  de juízo de quem nos governa e que não soube proteger as gerações do endividamento, não soube proporcionar a educação necessária sobre politicas económicas, deixando-nos à mercê de grandes grupos económicos e bancários...e infelizmente ainda assim continuamos, mas de certeza não por muito tempo, que não há "Paitrocinio" que seja para sempre... adiante... como dizia, hoje foi dia dos meninos:  como mãe cuido para fazer o que os governantes não fizeram connosco, educá-los!

Hoje o dia foi dedicado às drogas: a saber, todo o período de convulsão social e descontentamento trás consigo muitos tipo de vício que tendem a ser um substituto dos horizontes que, por esta ou aquela razão, se perderam. Essa parte da lição já foi dada. Vicio é toda aquela substância que ao ser consumida altera, de alguma forma, a  percepção da realidade e sem a qual depois de se iniciar o consumo, o organismo não consegue "funcionar" devidamente. O jogo, o café, o tabaco, o álcool  são algumas das legais, tal como alguns medicamentos e depois temos as outras.
Não vale a pena escondermos o lixo por baixo do tapete, elas existem, estão aí à porta das nossas escolas, exactamente nos locais onde andam os nossos filhos, portanto nada melhor do que saberem e o que é e o que lhes pode fazer, para conseguirmos ajudá-los a combaterem a vontade de experimentar ou abusar. Não se iludam, não somos nós, pais, que vamos impedir que eles façam seja o que for, vão ser eles e sempre eles que vão decidir se querem ou não fazer. Nada melhor do que a informação para que possam decidir em consciência. E não é esta a base da democracia??

Nem sempre é fácil falarmos sobre determinados assuntos. Também não é fácil justificarmos as nossas fraquezas ( mas ó mãe, porque é que fumas?) e muito menos fazer desaparecer a imagem de super-herói que qualquer filho tem dos pais. Mas é esta a realidade, somos frágeis, susceptíveis de erro e a maior parte das vezes nem temos razão. Mas cabe-nos a nós demonstrar- lhes que ser humano é mesmo isso, que podemos voltar atrás para pedir ajuda e conselho e que sobretudo é na escolha, nas nossas escolhas, e na procura que fazemos para escolher em consciência, que podemos e devemos fazer toda a diferença à sociedade.

...e vou, que se faz tarde e dizem eles que amanhã começa uma nova semana...inté!




1 comentário:

  1. Escreveste um texto muito interessante.
    E gostei dos teus pontos vista.
    Tem uma boa semana.
    Um beijo, Tita.

    PS: obrigado por me teres adicionado no Google+.

    ResponderEliminar