sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Aqui é permitido fumar, foguear, desbaratar, pagar e não calar!! ( LIBERDADE E MORTE!!!)




Já passaram 4 anos desde que a "nova lei do tabaco" como amigavelmente lhe chamamos invadiu o nosso quotidiano. Se é verdade que teve um efeito educacional e permitiu que muitos fumadores despertassem para a necessidade de respeitar os direitos dos não fumadores, esta lei também permitiu que cada um pudesse livremente escolher o tipo de ambientes que pretende frequentar. Embora penalizados, os fumadores continuam a ter espaços onde podem livremente usufruir do seu direito de fumar. SIM! porque se um não fumador tem direito de o ser, o fumador também o tem. E não me venham com estórias economicistas e salutares, cada um tem o direito a escolher a forma como se quer matar e com certeza que o que nós pagamos em imposto (+- 50%???) cada vez que adquirimos um maço de tabaco, deve dar para as despesas em saúde. Além disso se eu morrer prematuramente o estado ainda poupa em dinheiro de reforma que não terá que me pagar.


"O secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, em declarações ao Diário de Notícias, disse que a ideia é rever a legislação ainda este ano com o objectivo de “reduzir substancialmente a exposição passiva em ambientes públicos”, à semelhança do que acontece em “países mais avançados”." ( Diário de noticias )

Pergunto-me: Países mais avançados serão aqueles onde os seus cidadãos têm dias e horas certos para despejar o lixo e lavar a roupa? Onde é o estado que lhes dita o que podem ou não podem fazer com as suas vidas comuns?? 

Segundo os mais puritanos desde que saiu " a nova lei " o consumo de tabaco diminui cerca de 8%... por acaso têm noção de quanto é que subiu o preço de um maço de tabaco desde há 4 anos para cá?

"A venda de cigarros também sofreu uma redução em 2011 de 8,7%, passando de pouco mais de 12 biliões de cigarros em 2010 para quase 11 biliões, segundo dados do Ministério das Finanças e da Administração Pública. O imposto sobre os cigarros é dos mais elevados da Europa e este ano volta a subir, esperando o Estado arrecadar cerca de 1386 milhões de euros." ( Diário de noticias)

É por isso que eu digo, neste blog, respeitam-se as liberdades de cada um e portanto quem quiser fumar fuma e quem não quiser não fuma. Somos todos cidadãos e todos temos o direito à liberdade de escolha!!!



O artigo todo do Diário de Noticias com as novas ideias mais restritivas AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário